Domingo é dia do render da guarda e por isso o nosso destino inicial é Buckingham Palace, onde acontece o principal cerimonial. Se quer ver tudo muito bem tem que chegar bem cedo pois a multidão é enorme, ou então vai circulando daqui e dali, espreitando daqui é dali e lá vai vendo alguma coisa. Após a cerimonia no palácio a guarda sobe a avenida The Mall que corre ao longo do James Park e vai dar a Trafalgar square. Fique um pouco por aí e aprecie o desfile. Se quiser ver o render ao pormenor aconselho a dirigir-se rapidamente para Horse Guards onde se repete com muito menos gente e poderá aí sim observar tudo com calma.

Uma das condicionantes ao render da guarda é o tempo e por isso nada como ir ao site para mais informações. Com tanta gente devo ir ou é perda de tempo? Claro que sim! Se fizer uma pesquisa na internet encontra variada informação.
As melhores fotografias, se for um fã de fotos tiram-se junto ao palácio St James de onde sai a guarda e marcha até Buckingham.


Se visitar Londres em agosto ou setembro saiba que também é possível fazer uma visita ao palácio. As visitas ao palácio realizam-se nesta altura pois é quando a rainha faz a sua deslocação oficial á Escócia.
O site é: https://www.rct.uk/
Aqui pode aceder a informação sobre exposições, eventos e aquisição de bilhetes. Apenas uma curiosidade… Nós visitamos Londres e sua alteza real não estava em casa!!! Como é que eu sei? Porque estava a bandeira do reino unido hasteada. Quando a rainha está presente é hasteado o estandarte real, e é isso que anuncia onde se encontra sua alteza!


Subindo a The Mall chegamos a Trafalgar square mas da qual pudemos usufruir muito pouco pois estava preparada para um espetáculo e portanto não se podia circular á vontade. De salientar a estátua ao almirante Nelson que morreu em combate na batalha de trafagal, rodeado pelos imponentes leões.


Ainda era cedo e rumamos até london Bridge. O nosso objectivo, ir até às docas de St katherine para ver a Tower Bridge um dos melhores spots para o efeito. Para isso junto á ponte desce uma escada para fazer o caminho paralelo ao rio chamado the Queen’s walk. Desfrute de uma linda vista ao longo do rio e da outra margem e vai vendo a Tower Bridge aproximar-se lentamente. Para nós um dos melhores passeios em Londres, agradável apesar de muita gente é bastante calmo.






A meio encontra as galerias hay’s, espaço onde pode comer, descansar, beber alguma coisa para refrescar e fazer compras. Se atravessar as galerias vai dar á rua junto da estação de comboios onde tem outros restaurantes e fast food nomeadamente um MacDonald. Chegados á Tower Bridge pode subir a ponte a travessa-la, vê o rio, as colunas da ponte com pormenor e pode aí aceder a uma exposição.
Do outro lado do rio fica a london tower. Antiga residência de reis é agora local de visita onde pode ver entre outras coisas as jóias da coroa. É aqui também que pode provar o famoso fish and chips pois tem umas lojinhas de rua junto á torre e foi onde já experimentamos também. Após o almoço uma parte do grupo regressou ao aeroporto de volta a Lisboa e os restantes seguiram viagem por Londres.




Próximo destino, carnaby street! Já conhece? Centro da moda dos anos 60, situa-se no bairro Soho a Carnaby ficou popular e associada à modernidade, liberdade criativa e bom gosto. Ficou muito ligada ao movimento mod na Inglaterra e era um dos locais mais representativos da Swinging London, a época após a segunda guerra mundial em que a cidade era o centro da moda, música, artes e comportamento para o mundo. Nela estavam as lojas de música, boutiques da moda que vendiam roupas exclusivas e diferentes do tradicional e escritórios de artistas e estilistas como Mary Quant, a inventora da minissaia.
Hoje Carnaby Street é um grande ponto turístico de Londres e uma rua cheia de restaurantes e cadeias de lojas de marcas internacionais muito popular entre a juventude, sempre tomada por turistas de todas as partes do mundo, atraídos por sua fama.


Daqui pode seguir a pé para Chinatown, são 5 minutos de caminhada. E como em outra cidade da Europa um bairro chamativo, local a visitar onde a cultura chinesa se aglomeram. Aqui tem desde patos á janela, às compras, lojas de bugiganga, restaurantes chineses, acupunctura, massagem chinesa, tudo o que se lembrar, benvindo a Chinatown!
Chegados ao final do dia e depois das grandes caminhadas o jantar foi na pizza hutt em Picadilly apartir de onde o metro nos levou á cama para carregar baterias! O dia seguinte iria ser longo!


