24 de Julho, 2024

PRIMEIRO DIA EM VIENA, O PALÁCIO DA SISSI!

O primeiro dia foi reservado à Sissi e por isso, passamos o dia no Palácio Schönbrunn.

Primeiro a Sissi, de seu nome Elisabeth da Áustria, anteriormente da Baviera, imperatriz consorte da Áustria tinha por si só mais de 10 títulos nobres. Casou-se com seu primo Francisco José em 1854 e seria à época uma das mais belas mulheres. Apesar de tudo era infeliz, sofria de depressão, cuidava exaustivamente da sua imagem e do seu peso. Adora viajar passando pouco temo em Viena, adorava cavalgar, musica, poesia e moda. Morreu vitima de assassinato em 1898 mas deixou para todo o sempre uma marca, sendo lembrada com carinho com a imperatriz Sissi, mulher amada pelo seu imperador e pelo seu povo.

Quanto ao Palácio, era a residência de verão da família imperial, em estilo barroco, tão grandioso o palácio como os seu jardins e apelidado de palácio de Versalhes de Viena. Mozart tocou para a realeza com 6 anos na sala dos espelhos, que é absolutamente fenomenal onde aconteciam os bailes e grandes festa da época. Em 1996 passou a património da UNESCO. Infelizmente não é possível tirar fotografia no interior por isso apenas podemos ver as publicadas pelo palácio na internet mas nada lhe faz justiça. As salas de uma riqueza impressionante, decorada essencialmente pela própria família com base nos seus gostos pessoais. Decorada com grandes quadros que retratam os elementos da família assim como os grandes eventos da mesma. No seu escritório o imperador, Francisco Jose, tem vários quadros e fotografia da família referindo que gostava de trabalhar rodeado dos que mais amava.

Para além de Mozart, também Napoleão se hospedou duas vezes em Viena neste mesmo palácio e o seu filho lá faleceu aos 21 anos vitima de doença pulmonar.

Existem vários bilhetes que podem ser adquiridos em maquinas no local ou nas bilheteira, mas também o podem fazer na internet se conseguirem marcar a hora a que podem estar no palácio para entrar. Como somos muito optamos por comprar o local e mesmo assim com 1:30h de espera para entrar. Também temos vários tipos de percursos, nós escolhemos o Grand Tour que permite ver todas as divisões do apartamento imperial.

Os seus jardins não se ficam atrás e são grandiosos, absolutamente espetaculares mesmo nesta altura do ano, no verão então deverão ser deslumbrantes. Destaca-se no cimo da colina o Gloriette, monumento dedicado aos soldados e que hoje abriga o Gloriette Café onde pode tomar um pequeno almoço imperial. Recomenda-se a reserva, feita por exemplo através do site: https://www.gloriette-cafe.at/en/

Feita a visita ao palácio e seus jardins, segue-se o mercado de natal.

Na entrada do palácio todos os anos é realizado um mercado onde se podem comprar desde presentes, decorações, mas também passar o tempo, comer, ver a árvore de natal e o presépio.

Optamos por almoçar por lá e admirar as incríveis decorações que conquistam o coração dos amantes do natal, como nós em especial e pequena M. Bandeiras.

Com o frio que estava todos comemos sopa bem quentinha uns de legumes e outros uma sopa goulash que estava deliciosa, servida em taças de pão. Nem este escapou e foi comido até ao fim! Não podiam faltar as castanhas assadas que também provamos e um grande cartucho de batatas fritas cortadas em espiral e que estavam deliciosas!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Família Bandeiras

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading