13 de Dezembro, 2024
N2

Em quanto tempo explorar a estrada N2?

A pergunta perpetua-se no tempo. Cada um defende o seu ponto de vista, mas a verdade é que o tempo que gastamos a percorrer a estrada também depende essencialmente do nosso tempo disponível e dos objetivos que temos ao iniciar esta viagem.

Se por um lado alguns apenas a pretendem percorrer do primeiro ao ultimo marco, outros pretendem fazê-lo com calma explorando cada recanto, procurando preciosidades do nosso país, desfrutando da gastronomia, da cultura e do contacto com as gentes. Há ainda aqueles que á estada acrescentam desvios para conhecer este ou aquele local á muito pretendido, aproveitar esta ou aquela praia, serra ou aldeia, retornado á estrada para cumprir então o seu objetivo principal.

A grande maioria, no entanto, é unânime quando reclamam um tempo mínimo de 4 dias para conhecer a EN2.

Nós vamos fazê-lo em 6 dias e para isso delineamos as seguintes etapas:

Chaves – Peso da Régua

No dia 1 vamos partir de Chaves e passar por Vidago, Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua, cidade onde pernoitaremos.
São cerca de 88,5 Km entre Trás-os-Montes e Vale do Douro.

Peso da Régua – Viseu

No segundo dia partiremos de Peso da Régua e terminará em Viseu, passando por Lamego e Castro Daire. Etapa rica em locais de visita e paisagens atravessando o vale do Paiva e Vouga, com termas e santuários, muita gastronomia e este ano poucas festa regionais para visitar. Nesta etapa percorreremos 77,7 Km

Viseu – Penacova

Viseu será o palco de partida da terceira etapa. Ao terceiro dia atravessamos o Dão por Tondela e Santa Comba Dão. Entramos depois no Vale do Mondego por Penacova, onde terminará a etapa. Serão 80,4 Km.

Penacova – Abrantes

Quarto dia, mais uma etapa desde Penacova a Abrantes. Seguiremos passeio pela Serra da Lousã onde visitaremos Vila Nova de Poiares e Vila de Góis. Outra região será o Vale do Zêzere com a bonita vila de Pedrogão Grande e Sertã. Iremos para Vila de Rei na Serra da Melriça onde se encontra o centro geodésico de Portugal, Vila do Sardoal e Abrantes. São 145 Km

Abrantes – Alcáçovas

Ao quinto dia continuamos viagem no vale do Tejo, direitos a Ponte de Sor, Montargil, onde esperamos dar um mergulho, Mora local onde se aconselha vivamente a visita ao fluviario.

Vamos com destino a Alcaçovas mas passando ainda por Ciborro e Montemor-o- novo.

Já estamos no alentejo com o fim a aproximar-se rapidamente…

Alcáçovas – Faro

Ultima etapa, o sexto dia em viagem.

Aqui como se calcula o destino ser+a o marco da EN2 em Faro passando por Torrão, Odivelas, Aljustrel, Ferreira do alentejo, Castro Verde e Almodovar.

Atravessamos até aqui serras, lezírias, as planícies douradas alentejanas, voltamos ás serras algarvias, a serra do caldeirão entre Almodóvar e São Brás de Alportel, onde fazemos 55 Km de estrada patrimônio, estamos quase quase na reta final.

Este é o nosso pleneamento, que pode ou não sofrer alteraçoes consoante o que nos aparecer pelo caminho, é movel e adaptativo.

Quem mais fez assim desse lado? Dicas e sugestões são aceites!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Família Bandeiras

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading