Fortaleza de Sagres

Hoje partilhamos mais um passeio que pode fazer enquanto desfruta das suas férias pelo Algarve. Falamos de Sagres, vila portuguesa pertencente ao município de Vila do Bispo.

Famosa pela escola de Sagres, uma escola náutica que teria sido lá instalada pelo Infante D. Henrique no século XV, mas da qual não há evidência documental, fazendo inclusive alguns historiadores considerá-la uma lenda.

Aqui cruzam-se os oceano Atlântico e o mar Mediterrâneo, foi porto de pescadores, comerciantes e corsários. A imponente fortificação de Sagres é o prolongamento do rochedo natural e foi durante séculos a principal praça de guerra de um sistema defensivo marítimo.

Integra o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. O Promontório de Sagres apresenta uma interessante biodiversidade faunística e florística que todos os visitantes podem observar. Dentro da fortaleza tem um circuito pedestre para fazer onde encontra placas de informação sobre a fauna e flora locais. Concelho de visitante, mesmo em pleno verão não esquecer que passeamos numa zona onde o vento é uma constante e aqui pela sua localização especifica pode ser bastante forte por isso nunca é demais levar uma agasalho e o cabelo apanhado, e acreditem sei do que falo. No dia do nosso passeio e vento era tal que os cabelos saíram de lá quase prontos para uma tesourada e confesso que tivemos um pouco de frio.

Mas, concelhos á parte, e voltando á nossa fortaleza, esta é um monumento militar e foi construída no Século XV, durante o período do Infante D. Henrique, tendo sido muito danificada pelo Sismo de 1755 e reconstruída nos finais desse século, de forma muito modificada. Foi alvo de grandes obras de remodelação nas décadas de 1960, 1990, e 2010.

No seu interior destaca-se a Igreja de Nossa Senhora da Graça, igualmente construída durante o período henriquino e originalmente dedicada a Santa Maria, a cisterna henriquina, a «correnteza» (antigos edifícios da primitiva «Vila do Infante», posteriormente reconvertidos em aquartelamentos, e casa dos governadores militares), a denominada «rosa-dos-ventos», o antigo armazém e cavalariça (reconvertido no atual auditório) e um conjunto de baterias munidas de canhões dispostas em torno de todo o promontório.
A fortaleza é de grande importância histórica pela sua ligação ao Infante e á historia dos descobrimentos portugueses.

A fortaleza apresenta arquiteturas renascentista e maneirista. Na sua totalidade, o complexo apresenta uma forma sensivelmente poligonal, incluindo uma cortina amuralhada, e seis baterias viradas contra o oceano. As muralhas são rematadas por baluartes, e no centro têm uma torre em cavaleiro, no qual está situada a porta principal da fortaleza. Desta forma, fechava-se completamente a entrada do promontório, sendo os baluartes utilizados igualmente para proteger as duas baías de ambos os lados da fortaleza. A Fortaleza de Sagres perdeu a sua função militar no início do século XX.


Está aberta ao publico em horários de verão e inverno. Verão: maio a setembro — das 9:30 h às 20:00 h; Inverno: outubro a abril — das 9:30 h às 17:30 h


À entrada pode adquiri o seu bilhete e como em muitos outros monumentos tem varias tipologias, no entanto, aos domingos e feriados a entrada é gratuita para os cidadãos residentes em território nacional, os quais podem no entanto adquiri o “Bilhete Doação”, que pode ser de qualquer valor como forma de doação.


Estas informações podem ser consultadas no site do mesmo em:
http://www.monumentosdoalgarve.pt/pt/monumentos-do-algarve/fortaleza-de-sagres

Fortaleza de Sagres

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *