Dedicámos este primeiro dia a conhecer a cidade de Tromsø e a sua historia.
Começámos por ir ao turismo comprar passes para os locais que queríamos visitar e para os transportes, mas disso o L. irá falar depois.
A primeira paragem para visitas foi a Polaria.
A Polaria é o aquário mais a norte do mundo. Não tem grande quantidade de animais, mas estão muito bem cuidados, assim como os tanques a eles destinados. Circulamos por vários corredores que nos permitem aproximarmo-nos dos tanques e assim admirar os animais mas também o fundo dos mares. Um desse corredores passa por debaixo do tanque das focas e podemos vê-las de outra perspectiva. Estas são muito engraçada… Foi talvez o tanque onde passámos mais





Tem um cantinho destinado às crianças, onde podem brincar e efetuar um quiz acerca da preservação dos mares e da publicação marítima, na qual a nossa pequena Bandeiras quiz participar com muito bons resultados.
Tem um auditório onde se pode assistir a um filme sobre os mares da Noruega, bastante interessante e educativo.
O edifício já vale só pela sua arquitetura, a qual lembra blocos de gelo encostados…
A Polaria tem também a sua importâncias histórica. Era daqui que as expedições do Ártico saiam.
O bilhete não faz parte dos passes que comprámos no turismo, mas o preço é bastante acessível e vale a pena.
Antes de entrar pode ainda admirar uma estátua de Helmer Hanssen, um explorador norueguês que fez parte da expedição de Roald Amundsen e que alcançou o Pólo Sul a 14 de dezembro de 1911.

Detrás da estátua podemos ver o MS Polstjerna, um navio de caça às focas, sendo o melhor preservado da Noruega e é propriedade do museu da Universidade de Tromso.
Para um.pouco de história, foi lançado em 1949, toda a decoração que se pode ver é a original, e fez 33 temporadas de caça.
A ultima viagem foi em 1981. Era possível mediante a compra de bilhetes ver o navio e ouvir um áudio com as suas histórias sobre a caça às focas, mas está encerrado com indicação de encerramento permanente… Não sabemos porquê!
Tromso - Polaria