12 de Dezembro, 2024

Continuando por Tromsø

Continuamos na aventura para conhecer Tromsø. O dia começou com um passeio pelas ruas. O centro de Tromsø fica localizado na ilha onde se encontram todas as opções para a satisfação de todas as necessidades da população, ligada ao continente por uma ponte com muito transito e tuneis. Por isso começámos por ir observar essa mesma ponte e ver do outro lado uma primeira perspectiva da catedral do Ártico que será objeto da nossa visita num outro dia.

Já vos disse que é a maior cidade do norte da Noruega?

É a cidade dos fiordes, que nos permitem admirar paisagens cinematográficas.

Passear nas ruas é daquelas coisas que se podem fazer tranquilamente, as pessoas são afáveis e tem muito por onde explorar.

Então cá vai…

Após comtemplarmos o outro lado, o continente, pusemos pernas ao caminho pelas ruas e mesmo durante o dia fomos admirar as luzes de natal. Sim as luzes, porque a claridade como sabem não é muita e luzes para ver não faltam. As ruas e as montras ficam tão catitas que apetece trazer no bolso, mas trouxe muitas fotos para partilhar convosco. Se forem para aqueles lados deixo uma dica, observem bem as montras. Uma coisa que vão encontrar são animais embalsamados, principalmente ursos polares. Não me perguntem porquê. Tentei saber, mas não encontrei resposta, no entanto é uma presença em muitas lojas.

Também pelas ruas podem ver espalhados á entrada das mesmas pelos passeios, especialmente junto das lojas de recordações, os simpáticos trolls. Os Trolls, feios e narigudos são um símbolo na Noruega e encontram-se por todo o lado. Podem aproveitar para tirar fotos bem divertidas com eles, e comprem um para trazer. Há de todos os tamanhos e preços, é só escolher. Em Tromsø existe um museu dedicado a estes seres mas não fomos pois já não havia tempo para mais.

Continuando pelas ruas, fomos até á catedral de Tromsø, que estava de portas fechadas… coisa muito usual para nós… encontrar coisas fechadas. É bonita e esta muito bem cuidada… por fora, por dentro não sabemos pois nunca a vimos aberta nas nossas várias passagens por lá…

Foi o entanto junto da catedral que nos deparámos com uma curiosidade. O jardim tinha neve, as pracetas á volta também, as ruas laterais também embora com alguma brita no chão, mas os passeios do centro e as ruas estavam estranhamente limpos…

Não, os senhores em Tromsø não andam continuamente a limpar… depois de pesquisarmos, ficámos a saber que na zona centro da cidade as ruas e os passeios são aquecidos, para facilitar a deslocação de pessoas e turistas que passeiam ou andam a fazer compras… muito engenhoso!  Existem na cidade umas caixas que estão cheias da tal brita que é deixada pelas ruas, estão abertas e qualquer pessoa se pode servir. Servem para que a pessoa leve um pouco e utilize no seu caminho se achar que necessita de forma a deslocar-se com maior segurança. Nas zonas onde os passeios não são aquecidos e por isso têm neve e gelo é usual verem-se caminhos feitos precisamente com essa espécie de areia para que as pessoas se desloquem em maior segurança.

Seguimos caminho, e neste post ainda quero partilhar convosco uma outra paragem que fizemos – a Biblioteca de Tromsø.

Tem uma arquitetura excecional, sendo toda envidraçada e fica linda iluminada. Só a vimos assim pois nesta época do ano esta sempre iluminada… qualquer pessoa a pode visitar, o que nós fizemos. Tão bonita é por fora como por dentro.

Para quem gosta de bibliotecas, esta não é exceção… ambiente muito acolhedor com aquele cheirinho a livro. Tem uma secção grande para crianças ocupando uma grande parte do piso inferior. Tem muito jornais disponíveis para quem os quiser consultar junto da entrada, onde funciona um cantinho do café e que estava bastante movimentado. Nem que seja para a ver apenas por fora, se for para aqueles lados não deixe de passar por lá. Ainda muito tenho para contar, mas fica para outros post que este já vai longo, no próximo continuando por Tromsø!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Família Bandeiras

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading