Depois de Lisboa o Porto é a segunda cidade mais visitada do país e para além de ser linda merece toda a nossa atenção.
Desta vez tínhamos apenas um dia para lá passar pelo que escolhemos passear pelos locais que mais gostamos. Ficam de fora muitos mais que merecem a nossa total atenção, no entanto, ao longo do próximo ano esperamos poder visitar mais vezes esta cidade e mostrar e aconselhar cada um dos locais onde se recomendam visitas quase obrigatórias.
O Porto é uma das cidades onde se pode organizar um passeio percorrendo toda a cidade a pé , o que nos permite usufruir de cada rua e ter uma experiencia fantástica.
Chegámos ao porto por volta das 12h de carro e estacionamos no parque de estacionamento junto ao palácio da bolsa.
Foi construído sobre as ruinas de um convento franciscano em 1842, e inaugurado em 1891. É uma atração do Porto que vale a pena conhecer, e um dos prédios mais bonitos da cidade. Pelo tempo que tínhamos para passar na cidade e pelo facto de que queríamos aproveitar outras atividades não entrámos, mas o seu interior neoclássico e os seus salões merecem uma visita que faremos posteriormente. Fica como já perceberam no centro histórico da cidade.
Seguimos então descendo ruas e ruelas para a famosa Ribeira do Porto, um dos verdadeiros cartões postais da cidade.
Aqui passeámos a apreciámos 3 atrações locais, a Ribeira do Porto, a Ponte de D. Luis I e a Ribeira de Gaia.
Primeiro ponto de paragem a Ribeira do Porto, local muito procurado e frequentado, tornando-se um lugar alegre e movimentado, foi o coração da cidade em tempos, local de grande comercio e atividades marítimas. Tem um ar muito pitoresco que adoramos com as casas coloridas cada uma com o seu ar que dá a esta zona uma imagem para relembrar. Muitas cafés e restaurantes com esplanada para almoçar ou apenas descansar e hidratar-se deste calor a admirar o rio e a margem de Gaia.
Seguimos depois para a Ponte D. Luis I outro ícone da cidade, projeto do belga Theóphile Seyrig, que já havia trabalhado com Gustave Eiffel.
Uma das atrações é o funicular que permite aceder ao tabuleiro superior da ponte onde passamos e onde admiramos ambas as margens, o rio, as outras pontes e a vista para a cidade, mas estava avariado e por isso o nosso conselho e o que fizemos foi atravessar para o lado de Gaia a pé pelo tabuleiro inferior, passear no cais de Gaia e fazer o passeio de teleférico que fica junto ao convento da serra do pilar. É aí que acede então ao tabuleiro superior e tal como nós fizemos atravessá-lo de volta para o Porto e admirar o que nos rodeia.
Aproveitámos então estar lá por cima, e fomos até á Sé Catedral, que confesso não entrámos, mas não podíamos deixar passar em branco visto ser o edifício religioso mais importante da região.
Ao lado da Catedral está para admirar a Muralha Fernandina de 5 mil metros de extensão e 27 torres. Foi erguido na Idade Média, em 1336 para oferecer aos seus moradores proteção contra invasões.
Seguimos caminho até a famosa estação de São Bentos, considerada uma das mais bonitas e inserida numa das atividades que também pode fazer pelo Porto que é o tour dos azulejos, admirando aqui enormes e belos painéis.
Almoçamos a boa francesinha numa esplanada e voltamos á Ribeira do Porto para um cruzeiro. Fizemos o cruzeiro das 6 pontes executado pela empresa Douro Acima e que nos permite olhar para o Porto desde a água, que é sempre uma perspectiva diferente…
Adorámos! Temos que voltar, pois, um dia nesta cidade fantástica fica mito aquém daquilo que ela tem para nos oferecer. No entanto, aqui ficam estas sugestões de um dia bem passado. Espero que gostem… da próxima vez visitaremos outros pontos da cidade!