Fará 25 anos no dia 6 de agosto que fizemos a primeira paragem na nossa lua de mel. Madrid foi o primeiro destino, para mim pela primeira vez para o L não era novidade, por isso cabia-lhe mostrar-me a cidade. O encanto mantém-se para nós, e ir a Madrid é sempre um prazer. A cidade mudou? Sim como todo o mundo. O turismo aumentou exponencialmente, o comércio, os serviços e até os monumentos prepararam-se para a avalanche de turistas que todos os dias chegam às cidades e também de lá partem para outros destinos!
A paragem á 25 anos incluiu uma visão geral da cidade de carro, uma volta pela M30, importante na altura, o desfile pelo Passeio da Castelhana com as suas zonas arborizadas, estátuas, fontes…
Passeámos no Retiro, e fomos á casa de campo de teleférico!
Já lá voltamos várias vezes, sem os miúdos Bandeiras mas também com eles.
Para quem tem crianças há zonas a não perder! O jardim zoológico, que os miúdos deliram, já foi paragem obrigatória. É arejado, com espaços de árvores integradas na paisagem que lhe dá um aspecto de jardim de passeio.
Paragem obrigatória é sem dúvida a feira popular, e já que acabou a de Lisboa, esta passou a ser um divertido centro de atrações para a família. E claro não podia faltar uma manhã ou tarde reservada para passear pelo Retiro.

Sempre na esperança de ver os pequenos esquilos, o retiro obriga a um passeio pelo parque que é lindíssimo, um passeio á volta do lago e principalmente ao fim de semana é uma oportunidade para ver espetáculos de rua.
E hoje quando voltamos como é?
Os pontos de passeio e visita são a praça de Espanha, onde chama a atenção o edifício Espanha e o monumento a Cervantes, fontes e bancos de Jardim.
Daqui tem saída direta para a Calle Gran Via, principal avenida de Madrid onde edifícios bonitos albergam o maior centro de compras, turismo, trânsito, pessoas… Se quer dar uma escapadinha para compras é aqui que tem que fazê-las, aqui encontra qualquer marca que pretenda.
Relativamente perto da Gran Via, chega a outro lugar emblemático…. A Puerta del Sol onde convergem as grandes vias da capital. Encontra aqui desde 1950 o quilómetro zero das estradas espanholas.

Pontos importantes são a real casa dos correios com a sua torre do relógio onde é feita a contagem decrescente para as passagens de ano.

Junto ao quilómetro zero siga pela calle mayor até á Plaza Mayor.

É o coração de Madrid, o centro dos bairros velhos com muito encanto, a partir de onde se iniciava a malha de ruas e vielas que dariam lugar á grande capital. Centro de turismo, local de mercados de Natal, de feiras ao domingo, de música na rua, de esplanadas, almoços e tapas a qualquer hora…. Tem ao centro uma estátua de bronze do rei Filipe III, Filipe II de Portugal.
Mesmo aqui ao lado! Madrid, cidade a não perder!!! Bora lá?!!!





















