A Estrada Nacional 2 é a mais longa estrada portuguesa, percorrendo 739,26 quilómetros. É a única na Europa que atravessa um país em toda a sua longitude. Estende-se de Norte a Sul, ligando a cidade de Chaves, em Trás-os-Montes, à cidade de Faro, no Algarve.
Existem apenas mais duas no mundo:
Route 66, nos EUA
Ruta 40, na Argentina
mas dessas temos planos para explorar e partilhar convosco num futuro relativamente próximo.
A EN2 foi integrada no Plano Rodoviário através do decreto-lei n.º 34593, a 11 de maio de 1945 comemorando-se este ano os seus 75 anos de existência com algumas iniciativas e promoções nos municípios que a constituem. Historicamente a Estrada Nacional 2 tem a presença das construções da arquitetura filipina, remetendo-se para séculos passados, quando foi criada para servir centralmente o reino português, intitulando-se de Estrada Real.
Em todo o seu percurso e EN2 passa por 35 concelhos (Chaves, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua, Castro Daire, São Pedro do Sul, Viseu, Tondela, Santa Comba Dão, Mortágua, Penacova, Vila Nova de Poiares, Lousã, Góis, Pedrogão Grande, Sertã, Vila de Rei, Sardoal, Abrantes, Ponte de Sor, Avis, Mora, Coruche, Montemor-o-Novo, Viana do Alentejo, Alcácer do Sal, Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Castro Verde, Almodôvar, Loulé, São Brás de Alportel e Faro), denominados como concelhos de interior.
Recentemente, a 5 de Novembro de 2016, foi criada a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (AMREN2), com o objetivo de promover os territórios atravessados pela mítica estrada.