Hoje a nossa intenção era passear pela cidade, ver os seus monumentos e os seus mercados e foi exatamente o que fizemos. Saímos do hotel e deslocamo-nos de metro para a Opera de Viena. Começando por ser uma decepção para os vienenses, a tal ponto que levou á morte dos seus arquitetos, a Opera é hoje um ponto turístico importante. Recomenda-se uma visita ao interior, apenas possível em grupos de visitas guiadas.
Tínhamos adquirido os Viena flexipass. Estes podem ser comprados na internet no site www.flexipass.com e são válidos para 3, 4 ou 5 atrações. Nós escolhemos os passes de 3 atrações sendo que hoje gastamos a primeira nos circuitos Hop on Hop off. Trocamos o voucher no balcão do sightseeing e seguimos para iniciar os nossos passeios. Optamos em primeiro pela Red line já que nos pareceu passar por mais locais da nossa preferência.
Depois do passeio iniciamos a nossa caminhada pela cidade e a primeira paragem foi no burggaten onde passeamos no jardim e visitamos o monumento a Mozart!
Seguimos então para a Praça Maria Teresa. Está praça em honra da imperatriz da Áustria, está ladeada pelo museu de história da arte e o museu de história natural. Tem ao centro uma imponente estátua de Maria Teresa, que nos transmite a importância da mesma.
Aproveitamos para passear pelo mercado de natal, comer umas castanhas assadas e um hot dog tamanho gigante!
Findo o passeio ao mercado, fizemos a vontade á miúda Bandeiras e fomos em busca do monumento da sissi. Fica no jardim Volksgarten. É uma estátua da mesma sentada numa posição majestosa, enquadrada por uma fonte e dentro de um mini jardim com se de uma pérgula privada se tratasse. A miúda Bandeiras assim que viu exclamou ” ah é assim que se escreve Elizabeth”.
Vimos, fotografamos e admiramos e seguimos para a City hall na praça, paragem Rathaus linha do metro U2. Aqui encontramos um dos mercados de Natal mais importantes de Viena e se quiserem saber ao pormenor tudo sobre ele existe um site na internet apenas para o mercado.
https://www.wienerweihnachtstraum.at/en/viennese-christmas-market-and-ice-dream/
Tem as usuais barraquinhas de comida, presentes, decorações, mas também diversões para os mais novos, uma pequena roda e pista de patinagem! As luzes são fantásticas e cedo se começam a notar já que a noite também cai cedo.
Aproveitamos para almoçar por aqui a fantástica sopa goulash servida em taças de pão que têm sido as delícias da família! Sim, gostamos de sopa e esta é verdadeiramente deliciosa a tal ponto, que nem a taça escapa!
Próxima paragem mais uma volta de autocarro pela Blue line.
Voltámos em seguida para o city center para admirar as luzes de natal tanto dos mrecados como de rua e que fazem as delícias dos mais velhos e dos mais novos. Algumas são espetaculares outras ganham aos pontos pela simplicidade.
Passeando pelas ruas podem-se ver as igrejas e os monumentos que de alguma forma descrevem a história da cidade como é o caso da Plague Column. A coluna da praga ou coluna de trindade é uma coluna da santíssima trindade localizada na rua Gravem, erguida após a epidemia da grande peste que assolou a cidade de Viena em 1679. De estilo barroco é uma das obras de escultura mais conhecidas da cidade.
Jantamos pelo centro, porque ainda tínhamos uma festa para fazer. O L. faz anos e fomos cantar os parabéns!