Não, este ano não eram estas as ferias que estavam planeadas!
Pelas razões que são do conhecimento de todos também nós alteramos os nossos planos.
Então surgiu a ideia de fazer uma viagem que há muito estava conversada mas ainda não tinha surgido a oportunidade de a fazer, a travessia da Estrada Nacional 2.
Resolvemos á algumas semanas começar a preparação da mesma. Entre Internet, conversas e pesquisas, la fomos delimitando os nossos objectivos e envolvendo a família em mais um projecto.
Reunida informação possível, sentimos necessidade de um fio condutor que nos permitisse com mais rigor delinear o nosso percurso, quantos dias dedicar á mesma e nessa linha de pensamento que etapas programar.
Encontramos um guia excelente, Estrada Nacional 2, 4ª edição actualizada de 2020, da foge comigo!
Para quem não conhece a foge comigo! É uma editora dedicada á produção, edição e comercialização de guias de destinos turísticos no nosso país, e foi uma excelente ajuda para delinearmos as nossa estratégia de viagem.
Quanto tempo devo dedicar a este destino?
Depende essencialmente a nosso ver do objectivo a que nos propomos. Na verdade se quiser fazê-la num único dia nado o impede, ou em dois ou três dias. As opiniões dividem-se mas é consensual que não devemos dedicar-lhe menos de 4 dias e portante se o transformarmos em etapas seriam 4.
Nós talvez sejamos uns felizardos por temos programadas 6 etapas, das quais vos falarei num outro post sobre como dividimos e organizamos a nossa rota.
Relativamente ao guia de que vos falava… ele começa por nos dar a conhecer um pouco do que foi a evolução e historia da estrada nacional ao longo dos séculos, do ser trajecto que em alguns troços sofreu alterações seja de curso de estrada, troços que ficaram submersos por obra de evolução do pais, ou outros…
Fala depois de cada município, chamando a atenção para os locais recomendados para passeio e conhecimento, da sua historia e tradição, da sua gastronomia. Da-nos dicas de locais para almoçar ou jantar, onde pernoitar e também onde carimbar o nosso precioso passaporte em cada município.
Para esta viagem, este guia foi a nossa bíblia? E a vossa? Como programaram a vossa viagem?