18 de Março, 2025

Culloden e Fort George

Já ouviram falar de Culloden?
É apenas uma das mais importantes batalhas entre ingleses e escoceses e aconteceu em 1746 e foi o episódio mais marcante da guerra entre Escócia e Inglaterra do século XVIII. Destruiu definitivamente o movimento jacobita. Aconteceu numa grande planície pantanosa próxima a Inverness, o Pântano de Culloden, entre as tropas britânicas e os rebeldes jacobitas escoceses. Os jacobitas foram dizimados por 9 mil soldados ingleses.

Do local da batalha fizeram um campo de visitas com um centro de visitantes, onde se pode aprender mais sobre a mesma, subir ao terraço e andar pelo campo de batalha. Estão marcadas as linhas inglesas e escocesas, os locais de maior confronto, os locais onde feridos de ambos os lados eram assistidos e onde foram enterrados os mortos.
Hoje em dia, no campo de Culloden existem pedras identificando os vários clãs da Escócia. Os visitantes procuram pelos marcos dos clãs dos MacKenzie e dos Frasers, especialmente devido ao aparecimento da serie Outlander onde essas famílias são protagonistas. No centro do campo de Culloden, um memorial homenageia os mortos na batalha.
Aqui terminou o movimento jacobita e durante anos os clãs foram oprimidos e proibido o uso dos tartãs.
Não tivemos muito tempo para passear por aqui, pois ás 16.30h estavam a encerrar tudo e com tudo quero mesmo dizer o terraço ao qual subimos a correr por puro favor, mas já não conseguimos entrar numa casa típica das highlands que existe no campo.

Demos por terminada a visita e fomos rapidamente para Fort George onde tínhamos visita agendada e para a qual chegamos um pouco atrasados…

Como qualquer fortaleza tem espantosas paisagens, canhões de defesa virados para o mar e toda uma bateria de casas, armazéns, estábulos, um museu e uma capela.

Escusado será de dizer que também aqui não conseguimos entrar em tudo devido ás horas e, portanto, encontrámos já o museu fechado.
Algumas casas estão abertas ao publico e é possível ver como viviam os militares na altura, havendo distinção (pouca) entre os alojamentos dos militares solteiros e daqueles que se faziam acompanhar das famílias.

Foi construído na sequência da batalha de Culloden, para funcionar como base segura do exército inglês.
Inda hoje é uma instalação militar ativa, sendo atualmente a casa do Black Watch, 3º Batalhão do Regimento Real da Escócia (3 SCOTS).

Culloden e Fort George

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Família Bandeiras

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading